Home / FAQs

Prontos para esclarecer

Aqui encontrará respostas para as questões mais comuns sobre a Comunidade Vida e Paz, os nossos projetos, formas de apoio, e muito mais. Se não encontrar a resposta que procura, não hesite em contactar-nos — estamos sempre disponíveis para ajudar.

Qual o apoio que a Comunidade Vida e Paz dá às pessoas em situação de sem-abrigo?

A Comunidade apoia diariamente cerca de 1000 pessoas em situação de sem-abrigo ou em situação de vulnerabilidade social. A sua intervenção começa no contacto com as pessoas em situação de sem-abrigo que se encontram na rua e posteriormente, é possibilitado um programa de reabilitação e/ou reinserção às pessoas que desejam mudar de vida, em regime de internamento.

Gostaria de fazer um donativo à Comunidade. Como posso fazê-lo?

Pode fazer um donativo monetário à Comunidade Vida e Paz através de transferência bancária, débito direto e MB Way . Caso prefira, pode também efetuar um donativo em bens alimentares. Pode ver os bens que fazem mais falta através da nossa e-Mercearia.

O donativo tem benefícios fiscais?

Sim. Ao abrigo dos Artigos 62.º e 63.º do Estatuto dos Benefícios Fiscais, o donativo é dedutível nos seus impostos.

Como posso obter um recibo de donativo?

Após efetuar o seu donativo, pedimos-lhe que nos envie um e-mail para geral@alvalade.cvidaepaz.pt com o comprovativo, juntamente com os seus dados: nome, contribuinte, morada e e-mail.

Como posso ter a certeza que o meu donativo é bem aplicado?

A transparência e o rigor da atividade da Comunidade é uma preocupação constante.
Anualmente publicamos no nosso site o relatório de atividades e contas do ano. Temos as nossas contas auditadas e um revisor oficial de contas que atesta toda a nossa informação financeira.

O que significa ser doador regular?

Um doador regular compromete-se a fazer um donativo, por débito direto, com a periodicidade que lhe for mais conveniente. Para tal, a Comunidade recorre à Easypay, instituição de pagamento autorizada pelo Banco de Portugal, que trata da cobrança dos donativos. É por essa razão que, em donativos por débito direto, o seu donativo à Comunidade estará identificado como Easypay. Esta mesma entidade depois encarrega-se de transferir todos os donativos à Comunidade.

Como posso apoiar financeiramente um projeto específico?

A Comunidade tem inúmeras necessidades que não estão ainda colmatadas, por falta de financiamento. Sugerimos-lhe que veja a nossa área de crowdfunding onde tem alguns projetos prioritários e a necessitar de financiamento.
Se estiver interessado/a em saber mais sobre os projetos a necessitarem de apoio, poderá contactar-nos para 21 846 01 65 ou enviar-nos um e-mail para ritaroquette@cvidaepaz.pt.

Que tipo de bens têm mais falta?

Para poder satisfazer as necessidades das pessoas em situação de sem-abrigo, a Comunidade precisa de diversos bens, sobretudo alimentares e de higiene. Poderá consultar a nossa e-Mercearia para saber ao certo que tipo de bens temos mais falta.

Precisam de roupa?

Sim. A Comunidade distribui roupa, sobretudo do género masculino, às pessoas em situação de sem-abrigo e ainda aos utentes que se encontram em programa de reabilitação e reinserção nos Centros. De uma maneira geral, a roupa que faz mais falta são: agasalhos e roupa quente, roupa interior, cobertores/mantas.

Posso entregar bens alimentares, produtos de higiene e roupa na vossa Sede?

Sim. A Sede da Comunidade está aberta todos os dias, incluindo fins-de-semana, entre as 9h e as 20h. A nossa morada é Rua Domingos Bomtempo, 7, 1700-142 Lisboa.

Como calculam os preços da e-Mercearia?

Os preços da e-Mercearia são calculados a partir de um estudo de mercado que fazemos regularmente. A nossa metodologia inclui analisar mensalmente a média de preços para uma gama baixa do mesmo cabaz de produtos, nos principais grandes retalhistas em Portugal.

Como pode a minha empresa fazer uma recolha para a Comunidade?

Pedimos-lhe que nos envie um e-mail para ritaroquette@cvidaepaz.pt e posteriormente entramos em contacto consigo para divulgar quais as maiores necessidades de momento e como se processa a recolha no final da campanha.